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10 Dicas para reduzir os custos operacionais na empresa

10 Dicas para reduzir os custos operacionais na empresa

A redução de custos operacionais de um negócio já consiste em um fator de competitividade de alta relevância. Em tempos de crise e forte concorrência então, essa prática pode se tornar vital para que as empresas se mantenham vivas e atuantes no mercado.  Por isso, o gestor deve ficar atento às dicas e novas tecnologias que possam contribuir nesse sentido.


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Você sabe quais custos poderia cortar ou reduzir? Quais despesas podem ser mais bem-gerenciadas? Como fazer isso? Então leia mais a seguir e entenda como reduzir os custos operacionais de sua empresa.


Mapear os processos

Um passo importante para se começar a diminuição de gastos com o pé direito consiste em fazer um mapeamento de todos os processos da empresa. Embora essa atividade possa ser um tanto complexa, certamente valerá a pena na medida em que forem encontrados gargalos de produção, contas desnecessárias, além de oportunidades de melhoria. Pode ocorrer, por exemplo, de uma organização dispor de duas ferramentas semelhantes (como softwares licenciados), embora a equipe de trabalho de fato só utilize um sistema. O mapeamento de processos também servirá para medir a eficiência operacional da empresa na área de logística, por exemplo. Além disso, o regime tributário do negócio pode ser revisto se assim proporcionar economia no pagamento de tributos. A verdade é que são muitas as possibilidades, todas bastante vantajosas para o negócio.


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Terceirização

Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza e manutenção é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua sala comercial. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.

Na busca por reduzir custos operacionais, muitas organizações preferem delegar atividades-meio para outras empresas e, assim, passarem a focar na atividade-fim (ou no core business). Empresas que possuem muitas filiais conseguem negociar valores atrativos quando contratam a terceirização para diversas unidades com a mesma prestadora de serviços, por exemplo. Mas assim como no aluguel de equipamentos, a terceirização deve ser analisada caso a caso, já que a medida envolve a marca da empresa e o relacionamento com os clientes. Logo, a contratada deve cumprir alguns requisitos para que o serviço prestado esteja de acordo com o padrão da contratante.


Analisar fluxo de caixa e contratos

Para reduzir custos operacionais sem diminuir a qualidade dos produtos ou dos serviços ofertados, a empresa precisa fazer uma análise criteriosa do fluxo de caixa e dos contratos em aberto. A avaliação das receitas e dos gastos do negócio permitirá que o empreendedor enxergue com mais clareza quais são as principais fontes de saída do caixa da empresa. A partir desse diagnóstico, o empresário poderá investigar os motivos de eventuais aumentos de custos, além de decidir onde fazer cortes. O histórico do fluxo de caixa é importante, pois dessa forma é possível comparar a evolução dos custos. Também é válido rever as condições dos contratos vigentes quanto a valores, parcelas, taxas de juros, indicador de reajuste anual e assim por diante.


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Alugar equipamentos

Outra estratégia de que as empresas dispõem para reduzir custos operacionais é fazendo o aluguel de equipamentos em vez de adquiri-los. É claro que essa medida precisa ser avaliada caso a caso, mas já podemos adiantar que o aluguel é indicado para equipamentos usados poucas vezes ou para trabalhos específicos, o que não justificaria imobilizar capital para dispor de tais máquinas de forma contínua. Em outra hipótese, se a empresa possui equipamentos parados, uma opção é ela própria fazer o aluguel para gerar mais receita. Nesse caso, a companhia não só reduziria o custo da ociosidade, como manutenção de máquinas e locais para armazenamento dos equipamentos, como poderia até gerar lucros a partir das negociações.


A nossa matéria sobre como realizar uma boa gestão financeira pode lhe ajudar, confira aqui


Fazer pesquisa de preços

Muitas empresas têm gastos excessivos simplesmente porque não possuem uma política clara de aquisição de bens e serviços. Para reduzir custos operacionais, a organização deve estabelecer critérios e procedimentos eficientes para seu setor de compras. Algumas companhias, por exemplo, têm como padrão pedir ao menos três propostas antes de fechar um negócio. Preços de passagens, hospedagem e aluguel de carros em viagens corporativas, por exemplo, podem sofrer drásticas variações. Já outras empresas dividem o orçamento em centros de custo, para que cada gestor administre os recursos da sua respectiva área. A organização também pode aproveitar para adquirir os chamados combos ou pacotes de fornecedores para conseguir preços atrativos.


Estabelecer parcerias com fornecedores

Contar com fornecedores de confiança sempre é uma excelente vantagem competitiva para uma empresa. Por isso, busque criar um relacionamento duradouro com as companhias que fornecem produtos ou serviços para seu empreendimento. Tenha em mente, porém, que as negociações devem ser do tipo em que todos ganham, para que assim exista uma parceria realmente sólida e de longo prazo. Ao negociar preços, por exemplo, pode ser que o fornecedor peça que você compre uma quantidade maior. Em outra situação, se você não conseguir valores mais baixos, pode negociar prazos maiores ou taxas de juros menores.


Evitar desperdícios

Uma maneira de reduzir custos operacionais que pode trazer resultados rápidos para o caixa da empresa é evitar desperdícios para poupar recursos. Água, energia, telefone, materiais de escritório, fotocópias, copos descartáveis e tantos outros itens podem facilmente ser economizados. Para se poupar em ligações telefônicas convencionais, por exemplo, uma opção é utilizar soluções de voz por protocolo de internet (VOIP). De modo geral, um trabalho de conscientização dos colaboradores em relação aos desperdícios, por meio de campanhas, já ajudará para que essa medida tenha resultados efetivos.


Apostar nos serviços compartilhados

Os chamados ganhos de escala podem contribuir muito para que uma empresa consiga reduzir custos operacionais. Negócios menores, por exemplo, em vez de disporem de uma estrutura fixa de atendimento, podem optar por utilizar serviços de coworking, compartilhando o uso de espaço de escritório com profissionais liberais e outras empresas. Além disso, dentro de uma única companhia, é possível avaliar a opção de uso conjunto de ambientes e de equipamentos para gerar economia. Essa medida também vale para aquisição de serviços. Negociar uma viagem corporativa para uma comitiva inteira, por exemplo, tende a ser mais vantajoso do que adquirir passagens individuais.


Controlar o estoque

A redução de custos operacionais passa, sem dúvida, por um controle de estoque eficiente. Muitas companhias deixam o capital imobilizado ao adquirir matérias-primas e mercadorias com baixa rotatividade. Com isso, diminuem seu capital de giro e correm o risco de atrasar pagamentos a fornecedores, com consequente cobrança de juros. Além disso, as empresas que não monitoram o que entra e o que sai do estoque podem sofrer prejuízos com itens que desaparecem, seja por descuidos ou extravios. Como precisam comprar novos itens, gastam desnecessariamente.


Investir em renovação tecnológica

A organização deve reavaliar periodicamente as ferramentas e os maquinários que utiliza, a fim de analisar se, de fato, a relação entre custo e benefício é vantajosa. Em alguns casos, mais vale adquirir equipamentos modernos do que repetidamente gastar com consertos. Nesse caso, por mais que em um momento inicial essa medida signifique um investimento maior, esses custos se pagam com o aumento da produtividade e da qualidade gerada. Nesse sentido, o uso de softwares de gestão, em diversas áreas, contribuem para automatizar tarefas e proporcionar um controle mais efetivo dos processos.

Como você pôde perceber, existem várias maneiras de se reduzir custos operacionais. Cabe ao empreendedor analisar quais mais se adaptam ao negócio que dirige para, dessa forma, ganhar em competitividade no mercado!


Bom, já podemos associar que para melhorar os custos de manutenção do escritório é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza. Dessa forma, entre em contato com a Limpeza com Zelo e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.


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Local, decoração, entretenimento e programação: as opções para eventos corporativos são muitas, o que dá à empresa a oportunidade de inovar e tornar a ocasião inesquecível. Uma das escolhas mais importantes para a satisfação dos convidados é o tipo de buffet contratado. Você sabe qual escolher e qual é o mais apropriado para cada circunstância? Se esse é um assunto que deixa você na dúvida, continue a leitura deste post! Vamos contar o que precisa ser levado em consideração para escolher o tipo de buffet mais adequado e garantir o sucesso do seu evento. Vamos começar? Como escolher o tipo de buffet? Dependendo do propósito do evento corporativo, seu público cria expectativas diferentes. Portanto, é fundamental pensar nas características do evento para escolher a opção que melhor corresponde à ideia que a empresa deseja transmitir. É preciso levar em consideração alguns aspectos. Local do evento: será em um ambiente urbano, rural ou em uma praia, por exemplo? Esse fator já determina uma série de possibilidades. Duração: seu evento pode ser tanto um jantar quanto um congresso de vários dias. Além disso, é importante pensar na quantidade de tempo que as pessoas passarão lá. Com essa informação, é possível determinar a quantidade de alimentos necessária, bem como a variedade. Horário: aqui está outro ponto que merece atenção. As características de uma reunião realizada pela manhã são completamente diferentes das de um jantar, por exemplo. Sofisticação: qual será a tônica do evento? Ele terá um clima mais descontraído ou será repleto de glamour? Cada situação requer um menu apropriado. Quantidade de pessoas: fica fácil atender um grande público com cardápios práticos e que permitam servir mais convidados ao mesmo tempo. Portanto, pense no número de pessoas que estarão presentes no evento. Perfil dos convidados: acionistas, clientes ou funcionários? Cada público tem um perfil, e o tipo de refeição deve ser compatível com essas expectativas. Segmento da empresa: setores da economia já têm uma imagem formada. É como uma identidade corporativa, uma marca que precisa estar presente em todas as situações — inclusive nos eventos. Respeitá-la promove mais credibilidade e atende às expectativas das pessoas. Como organizar as etapas de um buffet? Antes de definir o tipo de buffet com alimentos e bebidas adequados, é fundamental pesquisar empresas e serviços que possam atender os convidados com o máximo de conforto no grande dia. Para ajudar nesse processo, listamos alguns passos que você deve incluir na sua checklist de eventos corporativos: Comece pelos detalhes É comum que a busca pelo buffet ideal leve bastante tempo em função das etapas do processo. Por isso, você não pode se dar ao luxo de esquecer detalhes que já tomaram tempo lá no início do planejamento. Anote em um caderno ou em uma planilha tudo o que precisa ser resolvido até a data do evento: quantidade de convites, distribuição de mesas e assentos, disposição de ilhas ou móveis para servir, entre outras questões. Cada etapa cumprida deve ser riscada da lista. Visite diferentes empresas de buffet O perfil do evento e dos convidados já dará uma noção do tipo de comida que será servido no encontro. Ainda assim, é importante que você avalie o serviço de diferentes empresas com antecedência para encontrar a opção que melhor atenderá às suas necessidades. Manutenção de Ar Condicionado na empresa, tudo o que você precisa saber! Confira Agende um horário para conversar com os fornecedores de eventos que chamaram a sua atenção. Aproveite o momento para tirar dúvidas e perguntar sobre os cardápios, louças, garçons e tudo o que tiver relação com o serviço. Também não deixe de reservar um dia para fazer degustações de pratos e bebidas.  Informe-se sobre a procedência dos alimentos Qualidade é essencial quando se trata de alimentação. Produtos de origem desconhecida ou que não receberam os devidos cuidados no preparo podem oferecer riscos à saúde de quem consome. Além de atentar-se para o sabor, o aroma e a aparência dos itens do cardápio, é fundamental se informar sobre a procedência dos ingredientes . Converse com o profissional encarregado pelo preparo e certifique-se de levar sempre o melhor para o seu público. Quais são os tipos de serviço? Um aspecto importante a definir é o tipo de serviço que será oferecido. Ele pode variar de acordo com a formalidade e a sofisticação do evento, o que também interfere na definição do cardápio — devido à disposição dos convidados e à presença ou ausência de utensílios. Os principais são: Buffet americano Consiste no sistema conhecido como self-service. Os alimentos são dispostos em uma ou mais mesas grandes, e cada convidado se serve de acordo com suas preferências. Também há variações: as pessoas podem tanto se servir e voltar para suas mesas de origem ou permanecer em pé, ao redor da mesa, enquanto degustam pequenos salgados e doces. Nessa última abordagem é necessário que o evento seja bastante informal. Normalmente são servidos petiscos, canapés e outros alimentos consumidos apenas com o auxílio das mãos, sem a necessidade de talheres ou louça. Coquetel Embora o cardápio seja muito parecido com o do buffet americano, nesse caso os garçons passam entre os convidados com as bandejas, oferecendo os alimentos e as bebidas. A recomendação é que ele seja utilizado em momentos mais formais, já que transmite a ideia de requinte. Como o coquetel é indicado para situações em que as pessoas estão em pé, as porções devem ser pequenas, e os convidados também se servem com as mãos. Buffet à francesa Esse é o estilo mais requintado de todos, portanto, o mais formal. Enquanto os convidados permanecem nas mesas, recebem os pratos já completos e oferecidos pelos garçons. A produção do evento pode optar por um cardápio único ou por pratos variados, sendo que cada convidado escolherá a opção que mais lhe agrada. Outra opção é oferecer um coquetel de entrada , seguido por um serviço à francesa. Brunch De origem britânica, é um tipo de buffet que reúne, em uma única refeição, o café da manhã e o almoço. Por esse motivo, é comum a presença de alimentos consumidos em lanches, como pães, bolos e leite. Para agradar os convidados, vale incluir opções mais elaboradas, como tortas, panquecas e variedade de chás. Muitos profissionais se identificam com o conceito desse menu, afinal, ele tem tudo a ver com a correria diária de algumas profissões — que exigem a otimização de vários momentos do dia, incluindo as principais refeições. Por causa da variedade de pratos, o brunch é interessante para atividades que ocorrem no fim da manhã ou no início da tarde . Coffee break Está entre os cardápios mais famosos e práticos para eventos corporativos. O tradicional coffee break surgiu com a necessidade de fazer intervalos entre as atividades. Sendo assim, seu principal objetivo é repor as energias rapidamente, a fim de garantir que os convidados retomem a programação mais motivados e engajados. É claro que não pode faltar o protagonista café preto, complementado com leite ou acompanhado de chás e sucos. Os petiscos devem ser simples, com umas duas variedades de doces e salgados. Sanduíches e biscoitos, por exemplo, são fáceis de consumir e permitem que as pessoas conversem durante as pausas. Você pode ter interesse em como melhorar os custos do seu escritório! Welcome coffee Como o próprio nome entrega, esse serviço de buffet tem como objetivo dar boas-vindas e atrair o grupo que participará do evento. Por esse motivo, deve ser realizado sempre no início das atividades, independentemente do horário ou período (manhã, tarde ou noite). O welcome coffee pode acontecer em apenas um dia (curso, palestra, seminário) ou ser transformado em um café da manhã de um congresso de vários dias. Esse tipo de buffet muitas vezes ajuda no momento de realizar cadastros, visto que se posiciona na entrada do recinto que abrigará o evento. A finalidade é fazer com que os convidados passem pelo hall do salão, tenham contato com a mesa de café e se sirvam antes de seguir para seus devidos lugares. O welcome coffee também inclui alimentos práticos e tende a ser combinado com o coffee break. Finger food Nesse modelo de buffet não há pratos nem talheres, ou seja, as pessoas se servem com as mãos e conseguem consumir os alimentos com poucas mordidas. Isso é possível porque os petiscos são servidos em pequenas porções. Devido à versatilidade e facilidade para degustação, as finger foods são ótimas para encontros de networking e que exigem movimentação constante de pessoas. Assim, mesmo que possa apresentar quitutes elaborados, como taças de camarões, espetos de lagosta, escondidinhos de mariscos em cumbucas, é um serviço indicado para eventos mais informais e animados . Como definir o tipo de buffet de acordo com o horário? Depois de considerar os diferentes serviços, é importante atentar-se para o horário na hora de definir um cardápio apropriado. Confira algumas sugestões para cada período: Eventos matinais As pessoas normalmente já seguem uma rotina quanto às refeições ao longo do dia. Suas expectativas, portanto, baseiam-se nessas regras: Caso seu evento se inicie às 8h da manhã, é de bom tom receber os convidados com um café da manhã variado e caprichado: frutas, pães e seus acompanhamentos (ovos, geleia, manteiga, queijos etc.), bolos, biscoitos, chás, iogurte, leite, café. Essas opções casam muito bem com o horário em questão. Dependendo do local escolhido, pondere a possibilidade de apresentar opções típicas. Em um evento no nordeste, por exemplo, que tal servir tapioca quentinha no café da manhã? Quanto aos eventos matinais, sempre é bom observar o horário. Se a previsão de término se estende além do meio-dia ou da uma da tarde, uma excelente opção é servir um brunch ou almoço. Eventos vespertinos Para o período da tarde, um coffee break é uma alternativa que agrada a todos e ajuda a driblar aquele momento improdutivo que muitas vezes acontece em eventos vespertinos, garantindo um ânimo aos participantes. A proposta pode ser parecida com a do café da manhã, mas um pouco mais restrita. Frutas, iogurte, pães, frios, sucos e aquele café preto que afasta o sono são itens simples e que têm grande aceitação do público. Como aumentar a produtividade no escritório? Eventos noturnos A noite, em si, já pede um pouco mais de requinte. O clima mais fresco dá margem para cardápios variadíssimos, que vão desde opções leves até pratos calóricos e sofisticados, dependendo do clima e da ocasião. Embora seja o horário perfeito para um serviço à francesa, por exemplo, a empresa também pode apostar na informalidade. Para quem pensa que não é possível ter glamour em um ambiente informal, isso é um tremendo engano. É possível oferecer salgados mais simples em um coquetel ou mesmo ousar com as finger foods, que podem garantir elegância ainda que os seus convidados estejam de pé e comendo com as mãos. Como planejar uma mudança de escritório? Também vale pensar no local escolhido e oferecer opções típicas ou temáticas, se a ocasião permitir. Congressos Devido à longa duração, os congressos exigem um planejamento mais detalhado. As pessoas permanecerão ali por vários dias, por isso é importante pensar que a quantidade de comida precisa ser suficiente para suprir todas as necessidades dos convidados. Além disso, é preciso garantir uma variedade que deixe o cardápio apetitoso e atenda às necessidades de quem tem hábitos diferentes ou restrições alimentares específicas. Como definir a quantidade de comida para o evento? Essa é uma dúvida recorrente entre os organizadores que ficam encarregados de definir o melhor tipo de buffet. Nessas situações, é preciso ter atenção para evitar falta ou o excesso de quitutes no grande dia — pois ambas as situações são prejudiciais para a experiência dos convidados. Saiba como organizar o escritório! Considere 3 variáveis importantes: o número de pessoas, o tempo de duração da atividade e o menu escolhido. Veja alguns exemplos para determinados alimentos e bebidas: canapés — de 10 a 15 unidades por pessoa; arroz branco — 40 gramas por pessoa (conta feita levando em consideração o arroz cru); massas e carnes — 200 gramas por pessoa; bolos e tortas — 2 fatias de 100 gramas por pessoa; doces pequenos — 2 a 3 unidades por pessoa; cerveja — 2 garrafas long neck ou 4 latas por pessoa; champanhe — uma garrafa para 3 pessoas. Prever a quantidade certa de alimentos e bebidas permitirá à empresa reduzir gastos e eliminar desperdícios, além de garantir que todo o público se sinta bem servido durante o buffet — seja ele um simples café, seja uma refeição completa. A verdade é que a definição de um cardápio para eventos exige atenção a tantos detalhes que uma opção bastante interessante é a contratação de uma empresa especializada para cuidar de todo o processo. O que é e como contratar uma manutenção preventiva elétrica e hidráulica? A experiência em atender a esse tipo de demanda, o conhecimento dos itens que agradam o público em geral, o contato com fornecedores e outros aspectos tornam essa alternativa muito vantajosa financeiramente. É importante que o contratado seja especializado em eventos corporativos e que apresente referências. Conversar com outros clientes pode ajudá-lo a encontrar equipes que cumprem o que prometem, oferecem um cardápio variado e de qualidade, com um serviço correspondente à proposta da empresa. Como melhorar a eficiência operacional da empresa? Confira! Entendeu como é importante escolher o tipo de buffet mais apropriado para o seu evento? Seguindo nossas dicas, você vai surpreender os convidados a cada novo encontro de negócios. Lembrando que sempre é importante contratar um serviço de copa e limpeza para lhe ajudar no evento! Entre em contato com a Limpeza com Zelo e faça o seu orçamento .
10 abr., 2024
Você sabe a importância de um escritório sempre limpo e organizado! certo? Atualmente não basta a empresa possuir um ótimo serviço e clientes satisfeitos. Também é necessário estar sempre renovando e captando novos clientes, além de claro, manter uma boa apresentação para que seus clientes fidelizados continuem confiando na sua empresa. Existem copeiras que trabalham em hospitais, hotéis, escritórios, eventos, entre outros. Em cada lugar, as funções são um pouco diferentes umas das outras. Faça um orçamento em limpeza gratuito com a Limpeza com Zelo Copeira de escritório Quem trabalha na cozinha do escritório é responsável por fazer e servir aos funcionários e visitantes cafés, chás, água, preparar lanches, manter a copa e os utensílios limpos, verificar os mantimentos. Você sabe quais são as funções básicas de uma secretária? Copeira hospitalar Uma copeira que trabalha em um hospital será responsável por preparar a dieta dos pacientes de acordo com as prescrições médicas, montar os pratos e servir nos quartos. Copeira de eventos Nesses casos, além de cuidar dos alimentos, a copeira deverá entender as regras de etiqueta e decoração. Ela ajudará a preparar a comida, a montar bandejas e mesas, em alguns casos, auxiliar a servir. O serviço pode ser cobrado por hora ou número de convidados da festa. Você pode ter interesse em como melhorar os custos do seu escritório! Está precisando de um serviço de copeira ou limpeza no seu escritório? Entre em contato com a Limpeza com Zelo e faça seu orçamento, a plataforma te ajuda a encontrar uma profissional de limpeza!
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