A sua empresa necessita de uma gestão de todos os processos para que possa funcionar bem. E uma das áreas mais importantes, que deve ser muito bem cuidada, é a de fornecedores. Fazer uma boa gestão de fornecedores irá lhe garantir sucesso e boas vendas. Confira dicas para conquistar excelência nesta gestão.
1 – Tenha em mente quais são seus objetivos
Para realizar um planejamento eficiente, é fundamental ter claro quais os objetivos de sua empresa e todos os setores que ela abrange. Tendo claras as metas e objetivos, é possível criar um plano eficiente para gerir os processos relacionados a suprimentos, bem como criar metas realistas.
2 – Organize seus processos
Tendo os objetivos claros, o passo seguinte é criar e manter processos organizados para todos os setores da empresa, desde a contratação de funcionários até os suprimentos. Desta maneira, será mais fácil lidar com os fornecedores e até mesmo gerir riscos relacionados a este setor. Uma boa dica é ter em mãos softwares que auxiliem na gestão, o
sistema da Limpeza com Zelo ajuda a ter um controle total dos serviços de limpeza e manutenção contratados para sua empresa, você pode ter uma completa visão dos custos que estão sendo consumidos por serviços de limpeza e manutenção.
3 – Entenda o custo e valor de toda a cadeia
Para poder gerir e até mesmo negociar com seus fornecedores, será necessário entender o valor de toda cadeia envolvida, desde a criação dos produtos até o consumidor final. Sua empresa faz parte de um ecossistema relacionado ao produto, portanto, não a encare como um ser isolado. Esteja atento a todas as informações, para que possa ter uma boa noção do valor do seu negócio.
Ao escolher seus fornecedores, não se atenha a preços. Existem diferentes tipos de fornecedores: empresa de limpeza, empresa de manutenção, manutenção elétrica, manutenção hidráulica.
Há fatores muito mais relevantes, que podem impactar e acabar gerando prejuízo para a sua loja. Por exemplo, se você contrata um fornecedor que sempre entrega produtos variados e isso chega ao consumidor final, sua empresa terá prejuízos e arcará com a responsabilidade por esses produtos. Portanto, ao gerir seu processo de suprimentos, tenha em mente o verdadeiro custo-benefício desta relação.
4 – Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores
Mantenha um relacionamento saudável e vantajoso para ambas as partes. Um bom relacionamento com seus fornecedores irá lhe garantir vantagens e bons produtos para a sua loja, além de deixá-la à frente da concorrência.
5 – Preste bastante atenção na logística de seus fornecedores
Este é um dos pontos cruciais para a gestão dos seus fornecedores. Gerir a logística de seu negócio pode ser a chave do sucesso para a sua loja. Confira os seguintes pontos para ter uma ótima logística:
Administre o estoque. Confira e veja se as instalações para armazenagem dos suprimentos estão corretas, para que não haja nenhuma surpresa prejudicial para a sua loja; Cuide também do manuseio dos suprimentos, ou seja, da movimentação do produto no estoque; Confira o embalamento dos produtos para que não haja danos.
Estas são algumas dicas preciosas que você deve considerar ao realizar a gestão dos fornecedores da sua empresa. Lembre-se: os fornecedores merecem atenção especial, pois eles são primordiais para o sucesso do seu empreendimento.
Fonte: sistema Hiper
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!


