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7 formas de inovar na sua empresa

7 formas de inovar na sua empresa

Esse assunto é só para empresas de tecnologia?

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.

É muito fácil se esconder atrás do pensamento de que a transformação digital só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como e-commerce, SaaS e outros negócios “nativos digitais”.

Mas será que esse é mesmo o caso? De jeito nenhum! Qualquer empresa, não importa de que segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital. Sua empresa pode ser de facility services, serviços de limpeza e conservação, gestão predial ou de varejo!

Não é à toa que existem tantas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para praticamente qualquer tipo de iniciativa digital que se consiga imaginar.

Inovação na empresa.

Você deve estar cansado de ouvir que para se diferenciar da concorrência e ter sucesso no seu negócio é preciso inovar. Mas afinal, o que isso significa para a sua empresa? É preciso ter uma ideia genial ou revolucionária a cada semana? Calma, não é bem assim. Inovar quer dizer que você precisa investir um pouco do seu tempo para pensar seu negócio e identificar novas ideias, estratégias ou processos que agreguem valor ao seu produto, serviço ou até para a sua empresa.

Na correria do dia-a-dia, é difícil o empreendedor ou o gestor tirar esse tempo para pensar. E às vezes é necessário “pensar fora da caixa”. Para isso, ter um ambiente propício para as ideias aparecerem pode ajudar. Ter um espaço para liberar a criatividade pode contribuir, assim como manter um ambiente de colaboração entre as equipes.

Confira sete dicas para fomentar a inovação dentro de sua empresa.

1 – Estimule seus colaboradores a pensarem fora de caixa, a pensarem diferente. Um ambiente criativo favorece a criatividade. Que tal pintar as paredes da copa, criar um mural de ideias colaborativas ou até uma caixa de sugestões? Para resolver questões específicas, vale dividir com outros departamentos o problema que você está querendo solucionar. Às vezes, alguém com uma visão externa pode contribuir com soluções novas. Mas lembre-se de valorizar todas as ideias, mesmo as que não são aplicáveis. Eventualmente elas podem servir de ponto de partida para uma solução inovadora.

2 – Mantenha um ambiente propício. Mais importante do que ter um espaço criativo é uma postura favorável dos gestores a novas ideias. Um ambiente de trabalho em que existe espaço para o colaborador ser ouvido e receber feedback sobre suas sugestões é fundamental. Incentive sua equipe a conhecer seus processos e a sugerir melhorias. Reuniões de brainstorm podem ser muito produtivas.

3 – Reinvente seu negócio. Mude se necessário. Você precisa reavaliar constantemente se a proposta de valor que seu negócio oferece ainda é atrativa para os clientes. Os tempos mudam, e também as necessidades dos clientes. Não fique preso a um produto ou serviço. Entenda sua proposta de valor e se empenhe em entregar o que os clientes desejam. Um exemplo disso é o conteúdo jornalístico. Os jornais impressos estão perdendo leitores, mas nunca se consumiu tanta informação como hoje. Isso significa que, embora o produto jornal esteja em declínio, a proposta de valor de entregar conteúdo jornalístico e de informar está cada vez mais valorizada. Não se apegue ao formato.

4 – Estabeleça metas e monitore resultados. A inovação precisa ter uma aplicação na sua empresa. Não basta desenvolver um novo processo. É preciso colocar ele em prática. Assim que implantar, comece a medir os resultados, e compare com o desempenho anterior. Assim será possível mensurar o impacto daquela inovação no seu negócio. Ao desenvolver uma nova ideia, lembre-se que ela precisa estar em consonância com suas metas. Sua prioridade é aumentar vendas em 10%? Então não gaste energia e tempo pensando em como reduzir a conta de telefone. Mas se sua meta é aumentar o lucro em 10%, pensar em medidas de redução de custos operacionais começa a fazer sentido.

5 – Olhe para o mercado e seus clientes. Além de analisar a sua concorrência, pesquise constantemente como seu mercado está agindo e quais são as tendências. É preciso olhar pra frente e se antecipar. Como o seu cliente está se comportando? Quais suas aspirações? Como seu produto atende a essa necessidade? Saiba responder essas perguntas e pegue-os de surpresa com produtos e serviços 100% alinhados com o desejo do consumidor. Você não precisa gastar rios de dinheiro para isso. Basta passar a mão no telefone e conversar com alguns clientes. Ou enviar uma pesquisa rápida por e-mail. Você ainda pode premiar com descontos quem responder.

6 – Desprenda-se do antigo. Se um processo não atende mais a sua necessidade, mude. Se um fornecedor antigo está limitando seu potencial de produção, pesquise alternativas. A maneira como as empresas controlam suas finanças, seus processos, sua gestão está mudando. Fique atento aos avanços que a tecnologia pode trazer, pesquise soluções novas para velhos problemas. Tire o melhor proveito das tecnologias para facilitar sua rotina. Aposte em compartilhamento, mobilidade e integração.

7 – Invista na sua ideia e na sua empresa. Se você encontrou um nicho de mercado para um produto específico ou uma oportunidade para melhorar algum processo dentro da rotina da sua empresa, não hesite em investir. Para isso, conte com as linhas do BRDE Inova, independentemente do tamanho da sua empresa.

A transformação vem de iniciativas pequenas

Que tal deixar que as pequenas iniciativas dos colaboradores se desenvolverem a fim de, aos poucos, criar uma organização realmente digital?

Em teoria, essa ideia pode até parecer fazer sentido, mas as coisas não funcionam dessa forma. A transformação precisa vir do topo. Por quê?

Uma mudança tão grande precisa não só de liberdade, mas da iniciativa dos líderes em desenvolver programas claros de mudança e implementá-los nas empresas.

Dessa forma a empresa poderá mudar de forma organizada e eficiente, e os colaboradores entenderão o que se espera deles nessa transição.

Quem vai realizar a transformação é o setor de TI

A tecnologia da informação, ou apenas TI, precisa ser muito bem estruturada para garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa.

Porém, entre afirmar isso e dizer que a transformação digital é responsabilidade só da equipe de TI existe um abismo!

O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai colocar a tecnologia para funcionar, e não uma terceirização de responsabilidades dessa forma.

O setor de TI é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer empresa. Mas é importante sim garantir que ele esteja afiado para atender à demanda do dia a dia.

Lidere a mudança

A mudança deve vir do topo, então não deixe essa transformação a cargo de outros.

É preciso que você tome a iniciativa em estabelecer um plano e liderar sua execução. Se fizer isso, os resultados virão.

A transformação digital é um conceito complexo, que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas e processos da empresa. Mas há motivos de sobra para investir nisso agora, e a melhor forma de fazer isso é seguindo os passos que destacamos aqui. Então, mãos à obra!


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14 mai., 2024
Esta sugestão de lista de compras é apenas um modelo para ser usado como referência. Você pode customizar a lista de produtos com base nas necessidades da sua empresa. Confira a lista: LISTA ( ) Detergente neutro ( ) Desinfetante ( ) Bactericida para banheiro ( ) Cera acrílica incolor ( ) Sabão neutro ( ) Limpa pedras ( ) Limpa vidros ( ) Desengordurante ( ) Removedor ( ) Veja ( ) Lustra Móveis ( ) Pano para limpeza pesada ( ) Pano macio ( ) Flanela ( ) Vassoura ( ) Balde ( ) Rodo ( ) Pá de lixo ( ) Polidor de metais (Silvo, por exemplo) ( ) Espanador ( ) Bucha grossa ( ) Bucha fina 10 dicas de limpeza e organização na empresa. Confira! Preço x qualidade . Uma dúvida que pode pintar na hora de escolher produtos de limpeza para o escritório é optar entre preço e qualidade. Em determinadas categorias, a escolha ainda se pauta muito pelo valor e pelo custo-benefício . Em outras, a qualidade transmitida pelo posicionamento da marca fala mais alto. Como reduzir custos com a terceirização de serviços? Confira! Solicite seu orçamento pelo WhatsApp .
08 mai., 2024
3 Dicas de limpeza que você precisa saber!
16 abr., 2024
Local, decoração, entretenimento e programação: as opções para eventos corporativos são muitas, o que dá à empresa a oportunidade de inovar e tornar a ocasião inesquecível. Uma das escolhas mais importantes para a satisfação dos convidados é o tipo de buffet contratado. Você sabe qual escolher e qual é o mais apropriado para cada circunstância? Se esse é um assunto que deixa você na dúvida, continue a leitura deste post! Vamos contar o que precisa ser levado em consideração para escolher o tipo de buffet mais adequado e garantir o sucesso do seu evento. Vamos começar? Como escolher o tipo de buffet? Dependendo do propósito do evento corporativo, seu público cria expectativas diferentes. Portanto, é fundamental pensar nas características do evento para escolher a opção que melhor corresponde à ideia que a empresa deseja transmitir. É preciso levar em consideração alguns aspectos. Local do evento: será em um ambiente urbano, rural ou em uma praia, por exemplo? Esse fator já determina uma série de possibilidades. Duração: seu evento pode ser tanto um jantar quanto um congresso de vários dias. Além disso, é importante pensar na quantidade de tempo que as pessoas passarão lá. Com essa informação, é possível determinar a quantidade de alimentos necessária, bem como a variedade. Horário: aqui está outro ponto que merece atenção. As características de uma reunião realizada pela manhã são completamente diferentes das de um jantar, por exemplo. Sofisticação: qual será a tônica do evento? Ele terá um clima mais descontraído ou será repleto de glamour? Cada situação requer um menu apropriado. Quantidade de pessoas: fica fácil atender um grande público com cardápios práticos e que permitam servir mais convidados ao mesmo tempo. Portanto, pense no número de pessoas que estarão presentes no evento. Perfil dos convidados: acionistas, clientes ou funcionários? Cada público tem um perfil, e o tipo de refeição deve ser compatível com essas expectativas. Segmento da empresa: setores da economia já têm uma imagem formada. É como uma identidade corporativa, uma marca que precisa estar presente em todas as situações — inclusive nos eventos. Respeitá-la promove mais credibilidade e atende às expectativas das pessoas. Como organizar as etapas de um buffet? Antes de definir o tipo de buffet com alimentos e bebidas adequados, é fundamental pesquisar empresas e serviços que possam atender os convidados com o máximo de conforto no grande dia. Para ajudar nesse processo, listamos alguns passos que você deve incluir na sua checklist de eventos corporativos: Comece pelos detalhes É comum que a busca pelo buffet ideal leve bastante tempo em função das etapas do processo. Por isso, você não pode se dar ao luxo de esquecer detalhes que já tomaram tempo lá no início do planejamento. Anote em um caderno ou em uma planilha tudo o que precisa ser resolvido até a data do evento: quantidade de convites, distribuição de mesas e assentos, disposição de ilhas ou móveis para servir, entre outras questões. Cada etapa cumprida deve ser riscada da lista. Visite diferentes empresas de buffet O perfil do evento e dos convidados já dará uma noção do tipo de comida que será servido no encontro. Ainda assim, é importante que você avalie o serviço de diferentes empresas com antecedência para encontrar a opção que melhor atenderá às suas necessidades. Manutenção de Ar Condicionado na empresa, tudo o que você precisa saber! Confira Agende um horário para conversar com os fornecedores de eventos que chamaram a sua atenção. Aproveite o momento para tirar dúvidas e perguntar sobre os cardápios, louças, garçons e tudo o que tiver relação com o serviço. Também não deixe de reservar um dia para fazer degustações de pratos e bebidas.  Informe-se sobre a procedência dos alimentos Qualidade é essencial quando se trata de alimentação. Produtos de origem desconhecida ou que não receberam os devidos cuidados no preparo podem oferecer riscos à saúde de quem consome. Além de atentar-se para o sabor, o aroma e a aparência dos itens do cardápio, é fundamental se informar sobre a procedência dos ingredientes . Converse com o profissional encarregado pelo preparo e certifique-se de levar sempre o melhor para o seu público. Quais são os tipos de serviço? Um aspecto importante a definir é o tipo de serviço que será oferecido. Ele pode variar de acordo com a formalidade e a sofisticação do evento, o que também interfere na definição do cardápio — devido à disposição dos convidados e à presença ou ausência de utensílios. Os principais são: Buffet americano Consiste no sistema conhecido como self-service. Os alimentos são dispostos em uma ou mais mesas grandes, e cada convidado se serve de acordo com suas preferências. Também há variações: as pessoas podem tanto se servir e voltar para suas mesas de origem ou permanecer em pé, ao redor da mesa, enquanto degustam pequenos salgados e doces. Nessa última abordagem é necessário que o evento seja bastante informal. Normalmente são servidos petiscos, canapés e outros alimentos consumidos apenas com o auxílio das mãos, sem a necessidade de talheres ou louça. Coquetel Embora o cardápio seja muito parecido com o do buffet americano, nesse caso os garçons passam entre os convidados com as bandejas, oferecendo os alimentos e as bebidas. A recomendação é que ele seja utilizado em momentos mais formais, já que transmite a ideia de requinte. Como o coquetel é indicado para situações em que as pessoas estão em pé, as porções devem ser pequenas, e os convidados também se servem com as mãos. Buffet à francesa Esse é o estilo mais requintado de todos, portanto, o mais formal. Enquanto os convidados permanecem nas mesas, recebem os pratos já completos e oferecidos pelos garçons. A produção do evento pode optar por um cardápio único ou por pratos variados, sendo que cada convidado escolherá a opção que mais lhe agrada. Outra opção é oferecer um coquetel de entrada , seguido por um serviço à francesa. Brunch De origem britânica, é um tipo de buffet que reúne, em uma única refeição, o café da manhã e o almoço. Por esse motivo, é comum a presença de alimentos consumidos em lanches, como pães, bolos e leite. Para agradar os convidados, vale incluir opções mais elaboradas, como tortas, panquecas e variedade de chás. Muitos profissionais se identificam com o conceito desse menu, afinal, ele tem tudo a ver com a correria diária de algumas profissões — que exigem a otimização de vários momentos do dia, incluindo as principais refeições. Por causa da variedade de pratos, o brunch é interessante para atividades que ocorrem no fim da manhã ou no início da tarde . Coffee break Está entre os cardápios mais famosos e práticos para eventos corporativos. O tradicional coffee break surgiu com a necessidade de fazer intervalos entre as atividades. Sendo assim, seu principal objetivo é repor as energias rapidamente, a fim de garantir que os convidados retomem a programação mais motivados e engajados. É claro que não pode faltar o protagonista café preto, complementado com leite ou acompanhado de chás e sucos. Os petiscos devem ser simples, com umas duas variedades de doces e salgados. Sanduíches e biscoitos, por exemplo, são fáceis de consumir e permitem que as pessoas conversem durante as pausas. Você pode ter interesse em como melhorar os custos do seu escritório! Welcome coffee Como o próprio nome entrega, esse serviço de buffet tem como objetivo dar boas-vindas e atrair o grupo que participará do evento. Por esse motivo, deve ser realizado sempre no início das atividades, independentemente do horário ou período (manhã, tarde ou noite). O welcome coffee pode acontecer em apenas um dia (curso, palestra, seminário) ou ser transformado em um café da manhã de um congresso de vários dias. Esse tipo de buffet muitas vezes ajuda no momento de realizar cadastros, visto que se posiciona na entrada do recinto que abrigará o evento. A finalidade é fazer com que os convidados passem pelo hall do salão, tenham contato com a mesa de café e se sirvam antes de seguir para seus devidos lugares. O welcome coffee também inclui alimentos práticos e tende a ser combinado com o coffee break. Finger food Nesse modelo de buffet não há pratos nem talheres, ou seja, as pessoas se servem com as mãos e conseguem consumir os alimentos com poucas mordidas. Isso é possível porque os petiscos são servidos em pequenas porções. Devido à versatilidade e facilidade para degustação, as finger foods são ótimas para encontros de networking e que exigem movimentação constante de pessoas. Assim, mesmo que possa apresentar quitutes elaborados, como taças de camarões, espetos de lagosta, escondidinhos de mariscos em cumbucas, é um serviço indicado para eventos mais informais e animados . Como definir o tipo de buffet de acordo com o horário? Depois de considerar os diferentes serviços, é importante atentar-se para o horário na hora de definir um cardápio apropriado. Confira algumas sugestões para cada período: Eventos matinais As pessoas normalmente já seguem uma rotina quanto às refeições ao longo do dia. Suas expectativas, portanto, baseiam-se nessas regras: Caso seu evento se inicie às 8h da manhã, é de bom tom receber os convidados com um café da manhã variado e caprichado: frutas, pães e seus acompanhamentos (ovos, geleia, manteiga, queijos etc.), bolos, biscoitos, chás, iogurte, leite, café. Essas opções casam muito bem com o horário em questão. Dependendo do local escolhido, pondere a possibilidade de apresentar opções típicas. Em um evento no nordeste, por exemplo, que tal servir tapioca quentinha no café da manhã? Quanto aos eventos matinais, sempre é bom observar o horário. Se a previsão de término se estende além do meio-dia ou da uma da tarde, uma excelente opção é servir um brunch ou almoço. Eventos vespertinos Para o período da tarde, um coffee break é uma alternativa que agrada a todos e ajuda a driblar aquele momento improdutivo que muitas vezes acontece em eventos vespertinos, garantindo um ânimo aos participantes. A proposta pode ser parecida com a do café da manhã, mas um pouco mais restrita. Frutas, iogurte, pães, frios, sucos e aquele café preto que afasta o sono são itens simples e que têm grande aceitação do público. Como aumentar a produtividade no escritório? Eventos noturnos A noite, em si, já pede um pouco mais de requinte. O clima mais fresco dá margem para cardápios variadíssimos, que vão desde opções leves até pratos calóricos e sofisticados, dependendo do clima e da ocasião. Embora seja o horário perfeito para um serviço à francesa, por exemplo, a empresa também pode apostar na informalidade. Para quem pensa que não é possível ter glamour em um ambiente informal, isso é um tremendo engano. É possível oferecer salgados mais simples em um coquetel ou mesmo ousar com as finger foods, que podem garantir elegância ainda que os seus convidados estejam de pé e comendo com as mãos. Como planejar uma mudança de escritório? Também vale pensar no local escolhido e oferecer opções típicas ou temáticas, se a ocasião permitir. Congressos Devido à longa duração, os congressos exigem um planejamento mais detalhado. As pessoas permanecerão ali por vários dias, por isso é importante pensar que a quantidade de comida precisa ser suficiente para suprir todas as necessidades dos convidados. Além disso, é preciso garantir uma variedade que deixe o cardápio apetitoso e atenda às necessidades de quem tem hábitos diferentes ou restrições alimentares específicas. Como definir a quantidade de comida para o evento? Essa é uma dúvida recorrente entre os organizadores que ficam encarregados de definir o melhor tipo de buffet. Nessas situações, é preciso ter atenção para evitar falta ou o excesso de quitutes no grande dia — pois ambas as situações são prejudiciais para a experiência dos convidados. Saiba como organizar o escritório! Considere 3 variáveis importantes: o número de pessoas, o tempo de duração da atividade e o menu escolhido. Veja alguns exemplos para determinados alimentos e bebidas: canapés — de 10 a 15 unidades por pessoa; arroz branco — 40 gramas por pessoa (conta feita levando em consideração o arroz cru); massas e carnes — 200 gramas por pessoa; bolos e tortas — 2 fatias de 100 gramas por pessoa; doces pequenos — 2 a 3 unidades por pessoa; cerveja — 2 garrafas long neck ou 4 latas por pessoa; champanhe — uma garrafa para 3 pessoas. Prever a quantidade certa de alimentos e bebidas permitirá à empresa reduzir gastos e eliminar desperdícios, além de garantir que todo o público se sinta bem servido durante o buffet — seja ele um simples café, seja uma refeição completa. A verdade é que a definição de um cardápio para eventos exige atenção a tantos detalhes que uma opção bastante interessante é a contratação de uma empresa especializada para cuidar de todo o processo. O que é e como contratar uma manutenção preventiva elétrica e hidráulica? A experiência em atender a esse tipo de demanda, o conhecimento dos itens que agradam o público em geral, o contato com fornecedores e outros aspectos tornam essa alternativa muito vantajosa financeiramente. É importante que o contratado seja especializado em eventos corporativos e que apresente referências. Conversar com outros clientes pode ajudá-lo a encontrar equipes que cumprem o que prometem, oferecem um cardápio variado e de qualidade, com um serviço correspondente à proposta da empresa. Como melhorar a eficiência operacional da empresa? Confira! Entendeu como é importante escolher o tipo de buffet mais apropriado para o seu evento? Seguindo nossas dicas, você vai surpreender os convidados a cada novo encontro de negócios. Lembrando que sempre é importante contratar um serviço de copa e limpeza para lhe ajudar no evento! Entre em contato com a Limpeza com Zelo e faça o seu orçamento .
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