Seis em cada dez empresas que fecham as portas enfrentaram problemas com o planejamento inicial ou com a gestão da operação. O dado faz parte do último levantamento realizado pelo Sebrae-SP para explicar os motivos da alta taxa de mortalidade dos pequenos e médios empreendimentos.
Segundo o estudo, realizado em 2009, 58% das empresas paulistas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade – 37% delas sequer passam do primeiro ano de vida. E a organização – ou melhor, a falta dela – é de longe a maior vilã dos empresários. Problema que piora quando se leva em consideração a competitividade cada vez maior do mercado.
“Quando o momento econômico é de crescimento, o planejamento incorreto pode até mesmo ser encoberto pelas condições favoráveis. Entretanto, quando os mercados se tornam mais competitivos e restritivos, um planejamento equivocado pode colocar em risco recursos financeiros preciosos que não conseguem ser repostos”, afirma Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP.
Segundo ele, o que está por trás da desorganização de parte dos empreendedores brasileiros é a falta de conhecimento sobre estratégias de administração e ferramentas de marketing. Exemplo disso é que 45% das empresas de pequeno porte afirmam que não têm informações sobre o tamanho do público que pretendem atingir ou sabem a respeito dos hábitos de consumo de seus clientes. Pior: entre 26% e 30% desconhecem dados sobre seus concorrentes, fornecedores ou sequer têm ideia do investimento necessário para tocar a operação.
Apesar disso, quando o assunto é planejar, o principal desafio do empreendedor está no bolso. “Sua maior dificuldade é com relação aos custos”, afirma Marcos Assi, professor da Trevisan Escola de Negócios. Para ele, basta entrar no campo contábil que o negócio descamba. “Fico temeroso quando converso com as pessoas e vejo que elas têm ideias muito boas, mas se esquecem de que tudo tem um preço, de que as ideias têm um valor. Muitos empresários com ótimos projetos começam a gastar demais e às vezes nem conseguem colocar o produto para funcionar”.
Com o passar do tempo, o mercado tende a se tornar mais competitivo. Surgem novos concorrentes, produtos, serviços, tecnologias, canais e todos eles têm o potencial de impactar profundamente o contexto da sua empresa. Pensando nisso, uma grande vantagem competitiva é a capacidade da sua empresa de criar e executar planos em um curto espaço de tempo.
É muito comum que as empresas, principalmente as que estão iniciando, não deem tanta importância para o planejamento estratégico. Para que sua empresa não se torne mais uma estatística de mortalidade empresarial, recomendamos o uso de práticas como, análise benchmarking, SWOT, OKR, entre outras, para garantir o sucesso de seus negócios e manter sua empresa sempre em uma posição competitiva.
9 problemas que as empresas brasileiras sofrem por falta de planejamento e organização:
- Possuem problemas financeiros;
- Necessitam de empréstimos bancários com altas taxas de juros;
- Têm custos mais altos que o necessário
- Não conseguem crescer;
- Vão à falência sem saber o real motivo;
- Percebem problemas apenas quando já é tarde para resolver;
- Há falta de competitividade;
- Disputa com o concorrente através preços baixos, descontos e promoções;
- Possui baixa margem de lucro.
Organização, planejamento e controle de custos são as responsabilidades principais que todo empresário precisa considerar para o sucesso do seu negócio. Confira a nossa matérias sobre organização e limpeza comercial.
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Fonte: Estadão PME
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