O que e quando limpar
Em alguns estabelecimentos comerciais, a higienização apropriada faz toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar a clientela. Saber como montar um roteiro de limpeza ou organizar o dia a dia do serviço de portaria, segurança ou do serviço de manutenção para a empresa faz toda a diferencia!
Visto que a manutenção da limpeza do lugar é tão importante, elaboramos neste post algumas dicas para você montar um roteiro de limpeza na sua empresa.
Ao montar o roteiro de limpeza para seu local de empreendimento, é interessante levar em consideração alguns pontos importantes. Há lugares que devem ser limpos diariamente, outros que podem ser limpos em intervalos de alguns dias ou até de uma semana, para serem asseados de novo.
O roteiro pode variar de acordo com o segmento e o porte da empresa, mas, de maneira geral, é preciso seguir as frequências abaixo:
1) Diariamente
- Banheiros (tanto feminino como masculino)
- Cozinha (se houver)
- Entrada e recepção da empresa
- Tirar o pó de mesas e aparelhos
- Varrer as salas
- Retirar o lixo
2) Semanalmente
Uma opção para a limpeza semanal é a já popular “faxina”. As salas, por exemplo, podem ser superficialmente limpas todos os dias, mas devem passar por uma limpeza mais aprofundada pelo menos uma vez por semana. Outros locais que podem ser limpos semanalmente são:
- Prateleiras e estantes
- Escadas e elevadores
- Corredores
- Sala de armazenamento (como máquinas e arquivo morto)
- Vidros, janelas, portas e portões
- Paredes (pode ser limpo até mesmo mensalmente)
- Garagem ou estacionamento
- Lugares altos e/ou de pouco acesso
Vale lembrar também que essas são apenas algumas dicas de roteiro de limpeza para sua empresa, porquanto as ideias podem variar de acordo com o segmento ou a necessidade. Ainda assim, é importante que seja feito um cronograma, em que constem as atividades diárias a serem feitas — além de nunca deixar faltar no almoxarifado os materiais apropriados para a limpeza.
Algumas outras dicas também podem ajudar bastante; vejamos a seguir.
3) Dicas importantes na hora de montar o roteiro de limpeza
- A empresa deve ter todos os materiais e utensílios necessários para a limpeza. Vale lembrar que muitas vezes os produtos usados, ou até mesmo os acessórios para a limpeza, precisam ser melhores do que os de uso doméstico comum.
- Deve-se optar por produtos de limpeza cuja compra possa ser feita em grande escala. Afinal, muitos locais de uso comum precisam ser asseados todos os dias, como os banheiros, e o consumo de itens e produtos será intenso. Os acessórios, como vassouras, rodos ou panos de chão precisam estar constantemente em bom estado.
- Incentive a sua equipe a colaborar com a limpeza do local, com alguns hábitos comuns, como jogar lixo na lixeira ou não deixar a xícara de café ou copo d’água na mesa, por exemplo. Todos os membros devem estar envolvidos: profissionais terceirizados, profissionais de segurança e profissionais da portaria e limpeza
- Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza no centro é a terceirização do serviço. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!


