Com a competitividade empresarial aumentando a cada dia, incertezas econômicas surgindo e crescente inflação no valor de produtos e serviços, nada mais apropriado do que buscar reduzir os custos da empresa.
A partir disso, a Limpeza com Zelo separou dicas atreladas à diversas áreas da empresa para diminuir os custos.
Área de Recursos Humanos
- Otimizar a jornada de trabalho
Aqui, a área de Recursos Humanos tem a função de auxiliar os funcionários a otimizarem a jornada de trabalho. Quando o horário de trabalho é bem aproveitado, os funcionários ficam menos tempo na empresa. Dessa forma, a empresa também sai ganhando, pois economiza dinheiro com hora extra e energia elétrica. Uma dica legal para o RH transmitir aos funcionários é não utilizar demasiadamente o celular, calcular o tempo de almoço e moderar nas pausas para o cigarro.
Como planejar uma mudança de escritório?
- Calcular os custos da demissão
Nós sabemos que na maioria das empresas ocorre a troca de funcionários antigos por aqueles mais jovens. O intuito de renovar a equipe pode ser bom, porém, é necessário realizar os cálculos demissionais de forma correta para que a empresa não saia no prejuízo. Além disso, devem-se somar os gastos de contratação dos novos funcionários e treinamentos.
Área de Infraestrutura
- Corte pequenos gastos
Se olharmos por cima, itens do dia a dia não apresentam custos muito altos, porém, quando somados no fim do mês podem pesar bastante nas finanças da empresa. Um exemplo disso, são empresas que optam por cafeteiras que requerem cápsulas, com um custo médio de R$130 mensais, porém, quando trocado por café tradicional de coador, a economia pode chegar a 40%.
O que é e como manutenção preventiva e corretiva
Outro custo diário são a respeito de produtos de limpeza. O ideal é que as empresas não comprem em supermercados, pois com certeza terão custo inflacionado. Para serviços de limpeza de escritório, a Limpeza com Zelo oferece a compra de kit de materiais de limpeza a um preço acessível. Faça o orçamento e confira!
Hoje um dos maiores desafios é economizar dinheiro e tempo proporcionalmente. Dessa forma, uma dica valiosa é contratar empresas que realizam os processos burocráticos por você. Um exemplo disso é a empresa intermediadora de serviços de limpeza. Ao invés de perder tempo procurando profissional de limpeza, é possível encontrar empresas que fazem isso. O único trabalho que você terá que fazer é escolher o tipo de serviço e fazer o pagamento.
- Economize no telefone
Após ter constatado um custo de telefonia elevado, José Roberto de Arruda Filho, sócio-diretor da JR&M Assessoria Contábil, instalou um software que, ligado à central telefônica, registra quais funcionários falam mais ao telefone e quais clientes demandam mais ligações. Com isso, foi feito um programa de conscientização e se obteve uma economia de 35% na conta do telefone. Outra opção para reduzir essa despesa é negociar com a empresa de telefonia um pacote mais ajustado ao perfil das ligações da empresa.
Área de finanças
- Analise o fluxo de caixa
Para evitar dívidas é importante realizar uma análise do fluxo de caixa dos últimos 12 meses e verificar em quais períodos houve baixa de vendas e necessidade de capital. A partir disso, é possível negociar com os fornecedores um remanejamento dos prazos de pagamento.
- Verifique o regime tributário
Se a empresa estiver no enquadramento tributário adequado, é possível diminuir a quantia gasta com impostos.
Bom, essas são algumas dicas rápidas de serem colocadas em prática e nós sabemos que trarão bons resultados na diminuição de custos da empresa.
Continue acompanhando o blog da Limpeza com Zelo.
Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!


