A transformação digital não é só para empresas de tecnologia, nem deve se basear apenas em um setor. Pode ser aplicada em empresas de diferentes setores e indústrias: facility service, administração predial, varejo, indústrias de manutenção, etc
Há um processo comum que deve ser seguido por todos que desejam iniciar um programa desse tipo, e ele é baseado em três pilares básicos:
A - Experiência do cliente
Com o aumento da concorrência e o poder de decisão inteiro nas mãos do consumidor, a experiência do cliente é fundamental para atrair e fidelizar quem compra de você.
Por isso, esse é um dos pilares da transformação digital, e engloba uma série de aspectos, como:
- segmentação do público: com base em ferramentas de analytics é possível segmentar o público com base em diversos dados e abordar os leads de forma personalizada;
- monitoramento das redes sociais: saber o que as pessoas pensam da marca é outra forma de conseguir feedback honesto que leva a melhorias na experiência do cliente;
- marketing de precisão: fidelizar quem já é cliente por fazer ofertas únicas, alinhadas com suas respectivas inclinações, é uma tendência que veio para ficar;
- processo de vendas simplificado: o cliente atual não quer complicação, é preciso tirar as barreiras dele para facilitar que chegue até a compra;
- atendimento ao cliente: estratégias como o suporte premium, SAC 2.0 e Customer Success garantem que o cliente tenha todas as necessidades supridas o tempo todo;
- conveniência e identificação: atender em vários canais e ser coerente na linguagem são formas de criar identificação com os clientes sem deixar de lado a conveniência.
B - Processos operacionais
Apesar de não ser tão evidente quanto as mudanças na experiência do cliente, também há muitas vantagens por se dedicar na melhoria de processos operacionais internos.
A sensação de realizar o trabalho de maneira mais simples ou eficiente dá motivação extra, aumenta a produtividade e contribui até para o bom relacionamento de todos.
Para isso, alguns pontos precisam ser observados:
- comunicação mais rápida: quanto mais rápida e ampla a comunicação entre todos na empresa, mais ágeis serão os processos, sem perda de tempo;
- integração de setores: integrar diferentes setores é uma das melhores formas de ampliar o conceito de colaboração e fazer com que todos trabalhem em sintonia;
- transparência organizacional: é muito mais fácil seguir orientações quando se compreende os porquês, e a transparência leva exatamente a isso;
- decisões baseadas em dados: decisões baseadas em dados estão além de discussão, além de ter maiores chances de dar certo. Só o que funciona melhor deve ser mantido.
C - Modelos de negócio
Por último, mas não menos importante, está a mudança nos modelos de negócio, que ganham novos contornos quando são incluídas as possibilidades do mundo digital.
Se, de forma geral, a sociedade é fortemente afetada pela evolução da tecnologia, se torna imperativo mudar a forma de fazer negócios.
Isso acontece principalmente por meio de:
- ampliação de produtos e serviços: criar recursos digitais para expandir a utilidade de um produto ou serviço físico é algo comum e bem eficiente;
- transição do físico para o digital: lojas físicas que fecham as portas para dar lugar a e-commerce são exemplos perfeitos dessa transição;
- produtos digitais desde a concepção: empresas SaaS, apps e fintechs são alguns dos produtos e serviços que já nascem digitais e fazem muito sucesso;
- serviços compartilhados: hoje em dia existem serviços de carona compartilhada (alô Uber!), aluguel de espaços (Airbnb) e por aí vai, e isso exige uma integração imensa entre o digital e o físico.
A jornada para o sucesso: 3 passos que você precisa seguir
1. Visualize o futuro digital do negócio
O primeiro passo é enxergar as possibilidades que se abrirão para o seu negócio assim que ele estiver realmente preparado para tirar proveito do ambiente digital.
Com isso, você será capaz de montar um plano de ação, com cada etapa da mudança até chegar no ponto ideal.
É claro que isso não deve ser feito sozinho, mas com a ajuda de outras figuras de liderança na empresa.
2. Invista em iniciativas digitais e novas habilidades
Já destacamos aqui algumas das iniciativas digitais que fazem parte da transformação digital, como o marketing de conteúdo, mas há muitas outras que vale a pena explorar.
Além disso, não deixe de ajudar seu time a desenvolver novas habilidades, que serão importantes para a transformação digital, como a persuasão.
3. Lidere a mudança
A mudança deve vir do topo, então não deixe essa transformação a cargo de outros.
É preciso que você tome a iniciativa em estabelecer um plano e liderar sua execução. Se fizer isso, os resultados virão.
A transformação digital é um conceito complexo, que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas e processos da empresa. Mas há motivos de sobra para investir nisso agora, a melhor forma de fazer isso é seguindo os passos que destacamos aqui. Então, mãos à obra!
Fonte: https://marketingdeconteudo.com
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