Prevenção e eficácia: O trabalho cotidiano de limpeza em clínicas e consultórios para controlar infecções deve ser constante, com métodos e tecnologia sempre atualizados. Assim, é preciso estar atento e combater o desconhecimento e a utilização de procedimentos de esterilização inadequados ou sem controle, a resistência de diversos tipos de vírus e bactérias e a falta de cuidado dos profissionais com situações de risco. Tudo isto tem contribuído para o aumento dos casos de infecções por vírus.
Você pode ter interesse na matéria de limpeza para restaurantes!
O princípio básico para alcançar os objetivos é a adoção de medidas preventivas, com a implantação de normas e rotinas para diminuir os riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de saúde.
Torna-se necessário criar uma consciência entre os profissionais de saúde, adotando-se posturas centradas na biossegurança. Para tanto, é necessário criar protocolos para acompanhar de perto os acidentes de trabalho com exposição aos materiais biológicos. Além disso, outra meta de suma importância e assegurar que os processos de desinfecção e esterilização sejam realmente adequados e com eficácia comprovada.
Para começar, todo consultório médico deverá estar provido de:
- Sabão líquido, de preferência germicida, com mecanismo dispensador que impeça o refluxo da solução.
- Papel toalha, sendo proibida a utilização de toalhas de pano (salvo se autoclavado, envelopado e esterilizado).
- Pote com tampa, com algodão cortado e seco, para limpeza de equipamentos.
- Dispensador com álcool a 70%, para limpeza das mão e equipamentos.
Contrate uma limpeza comercial personalizada
Regras básicas: Procedimentos:
- Nunca efetuar varredura a seco para não provocar a presença de partículas em suspensão.
- Começar a limpeza da área menos contaminada para a mais contaminada.
- Limpar em sentido único de cima para baixo (do teto para o chão). Nunca em vaivém.
- Os balcões e equipamentos podem ser desinfetados com álcool 70% sob fricção e hipoclorito de sódio a 1%.
Quais são as funções básicas de uma secretária?
- Os armários devem ser de superfície lisa, impermeável e de preferência de cor clara para facilitar a desinfecção e a visualizações de sujidades
- Todo o material usado (baldes, panos, vassouras, carrinhos, etc.) deve ser limpo e desinfetado( solução de hipocloreto de sódio , exceto quando houver metal ).
- A caixa d’água deve passar por um processo rigoroso de limpeza a cada seis meses.
- Todas as áreas da clínica precisam estar em perfeitas condições de organização e limpeza.
- A administração do estabelecimento precisa ser objetiva e rigorosa, deixando claro para seus funcionários as Rotinas e Fluxos do Procedimentos de Desinfecção das Superfícies e Processo de Esterilização de Materiais. Isto precisa ser documentado por escrito para não deixar dúvidas e ser o embasamento de todas as ações visando a limpeza do local.
Você sabe o que é uma limpeza pesada e uma limpeza pós-obra?
- Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s devem ser disponibilizados para todos os funcionários, abrangendo avental, luva, máscara e óculos, dentre outros.
- Atenção especial para com a rotina de verificação de prazos de validade de medicamentos e solução.
- Com relação à esterilização de materiais é preciso observar cuidadosamente o local adequado para o reprocessamento. Da mesma forma, atentar para o a utilização de estufa ou autoclave, com monitoramento do processo e manutenção preventiva do equipamento.
- As embalagens para o processo escolhido devem ser adequadas, verificando sempre a identificação do artigo, sua data, o prazo de validade e indicadores químicos.
- Todos os desinfetantes e antissépticos a serem usados devem ter a chancela do Ministério da Saúde. Igualmente, os produtos e medicamentos utilizados precisam estar registrados no Ministério da Saúde.
- Coleta do lixo dos consultórios médicos deverá ser realizada separada do lixo comum, conforme norma determinada da Legislação Municipal.
Produtos de limpeza: Deve-se optar por produtos de limpeza cuja compra possa ser feita em grande escala. Afinal, muitos locais de uso comum precisam ser asseados todos os dias, como os banheiros, e o consumo de itens e produtos será intenso. Os acessórios, como vassouras, rodos e panos de chão precisam estar constantemente em bom estado.
Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua loja (essa empresa irá lhe ajudar muito com a limpeza dos vidros e da vitrine na loja) . Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.
Também você pode contratar uma diarista para a limpeza da sua loja no shopping ou uma faxineira, o importante é que esse profissional seja MEI com CNPJ.
Você pode agendar uma limpeza comercial para a sua loja com a Limpeza com Zelo! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias em shoppings e empresas.
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!


