A inovação é hoje um dos principais desafios para a indústria de Facility Management (FM). Isso requer sólidos processos de inovação, uma cultura de inovação e campeões de inovação interna.
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Este artigo vai abordar a questão da gestão da inovação em uma empresa de FM e examinar como isso pode beneficiar os clientes. Ele vai responder a três perguntas:
1. O que é o serviço de inovação em FM?
2. O que precisa ser posto em prática para a inovação acontecer?
3. Qual o valor que a inovação vai agregar aos clientes de FM?
As estatísticas mostram que os custos alocados para inovação no setor de serviços são três vezes menores do que na indústria de produção. Há muitas razões possíveis pelas quais isto pode ocorrer. Poderia ser porque o setor está mais maduro comparado com a indústria de produção e, portanto, a necessidade de inovação é menor. Isto é, portanto, improvável uma vez que o setor de serviços tem crescido rapidamente nos últimos 25 anos em comparação com a indústria de produção. Outra perspectiva sobre os menores custos de inovação no setor de serviços pode ser em razão que a configuração descentralizada da inovação torna difícil medir o total de alocação de recursos para a inovação. Esta é uma razão mais provável.
Existe uma quantidade significativa de pesquisas que suportam duas afirmações gerais:
1) Os maiores fornecedores de serviço têm maior probabilidade à inovação.
Isso se ajusta bem com pesquisas que têm documentado que quanto maior a expansão de uma empresa de serviço pelo mundo, mais inovadora ela se torna. A razão por trás disso é que grandes provedores de serviços estão mais propensos a ter os processos de inovação robustos em vigor, assim como muitos sites em que a geração de idéias pode acontecer.
2) Prestadores de FM inovam mais do que as equipes internas.
As barreiras para a inovação em equipes internas de FM são muitas vezes significativas e primariamente se dividem em três categorias: inércia cultural, a falta de tamanho e de processos, e a falta de inspiração externa. Uma pesquisa mostrou que 92% dos gestores de FM acreditavam que abordagens de inovação diferem entre terceirizados e equipes internas de FM. Enquanto não está claro o quanto está sendo gasto com inovação, está claro que, quando perguntado aos gerentes de FM, muitos responderam que existe um grande escopo para inovação em FM – em uma pesquisa 79% responderam que isso era de fato o caso (Goyal & Pitt, 2005). Outro estudo realizado por Cardellino & Finch (2006) de inovação no setor de FM no Reino Unido concluiu que "contrariamente ao que muitas pessoas de fora do FM ... Organizações de FM são altamente inovadoras "
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Tipos de inovação em serviços de FM
A inovação pode vir de muitas fontes diferentes (Nutt, 1999), incluindo:
Origens operacionais. Esta é uma prática orientada à inovação onde aqueles com experiência operacional e conhecimento encontram maneiras em que a (melhor) prática atual pode ser modificada ou substituída.
Origens em problemas. Este é o local onde uma melhor compreensão de um problema através da teoria levará a uma melhor maneira de fazer as coisas.
Percepções pessoais. Aqui a inovação é baseada em idéias e insights pessoais. A criatividade individual cria desenvolvimentos exclusivos em produtos e processos.
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Origens contextuais
Aqui as idéias são acionadas de modelos externos, em vez de fontes internas. Estas idéias podem incluir tendências globais, política, tendências gerais de negócios, desenvolvimentos competitivos e da moda.
Os diferentes tipos de inovação podem, em teoria, ter lugar em todos os níveis da organização. Na prática, no entanto, devido à natureza do dia-a-dia de tomada de decisão a nível local, apenas a pequena inovação incremental e o contínuo aprendizado ocorre em nível local.
- Melhores práticas
Coletar e adotar as melhores práticas em toda a organização é, provavelmente, uma das formas mais eficazes de inovação. Quando uma
grande ideia tiver sido criada e implementada com sucesso em um local ou região, esta grande ideia pode com sucesso ser transferida para outro local ou região. A melhor prática não pode ficar por conta própria, no entanto, como isso é "meramente" uma coleta de ideias já existentes dentro da organização e adotá-las em todas as outras partes relevantes da organização. Novas ideias devem ser geradas, implementadas e, posteriormente, distribuídas por toda a organização. Estas novas ideias podem vir top down (i.e., da sede) ou de baixo para cima (i.e., a partir de sites individuais). - Inovação de nível local
Ao nível local, é improvável que a mudança radical ou de transformação vai simplesmente acontecer, devido ao fato de que o provedor de FM lida
principalmente com mudanças no dia-a-dia nos clientes (Mudrak et al., 2005). Olhando para isso a partir dessa perspectiva, a inovação em FM a nível local pode ser mais parecida com aprendizado organizacional em vez de inovação pura no sentido tradicional (Cardellino & Finch, 2006). Existem muitas razões para isso. Em primeiro lugar, pode-se argumentar que os próprios clientes estão esperando melhores produtos e serviços em uma
base evolutiva, em vez de uma transformação radical (que pode, porém, ocorrer quando o prestador de serviços inicialmente assume o contrato). Na
verdade quando se olha para a maioria dos indicadores de desempenho chave (KPIs) sobre a inovação, estes estão mais ligados a capacidade de
entregar um grande número de pequenas melhorias, em vez de alterar significativamente a forma como o serviço está sendo entregue. Uma segunda razão é que a inovação na indústria Facility Management é muitas vezes rapidamente implementada e pode ser copiada por concorrentes com facilidade (Voss, 1992). Isto significa que os prestadores de serviços devem ser capazes de realizar inovação contínua para manter a competitividade.
Como cada gerente local está preocupado com a correria do dia-a-dia do site, e muitas vezes, tem recursos limitados em mãos, grandes projetos de inovação tem que vir de fora do site. - Top down
Além disso, embora seja verdade que grande parte da inovação no FM é incremental, às vezes, vêm junto novas e inovadoras formas de execução
dos serviços de FM. Isto tem sido verdade em muitas áreas, tais como a sustentabilidade, design do local de trabalho, avaliação de desempenho,
criação de KPI e Acordo de Nível de Serviço (SLA), o uso das redes sociais na gestão de clientes, etc. Na prática, a inovação Top down, muitas vezes significa inovação dirigida pela sede. Isto é em parte porque esta inovação é vista como estratégica – a sede é o local dos recursos e do centro de conhecimento na organização.
Infraestrutura de inovação
O desafio para qualquer operação de FM é apoiar e melhorar o negócio principal (core), garantindo que os funcionários que trabalham nela estão confortáveis e satisfeitos com a facilidade que eles fazem seu trabalho. Quanto mais semelhantes às operações de FM se tornarem e quanto mais profissionais de FM houver, maior o potencial de inovação.
Isto, porém, requer uma "infraestrutura de inovação" que:
- Identifica e reúne ideias inovadoras (dentro e fora da organização).
- Conceitua e documenta as ideias inovadoras de uma forma que podem
ser transferidas. - Implantar e implementar ideias inovadoras em toda a parte do negócio.
Confira a parte 3 sobre tendências e inovação em facility management!
Fonte: issworld.com
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